RetrospectivaSimers2023

 

Confira os principais destaques de ações, notícias e realizações do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

2023: Um ano de desafios e conquistas

O Simers teve destaque liderando negociações coletivas para garantir condições dignas de trabalho aos médicos gaúchos. Ativo na saúde pública, dialogou construtivamente com autoridades e participou de causas sociais.


Para 2024, as perspectivas incluem a defesa contínua dos direitos e valorização profissional. O  Simers celebrou seu 92º aniversário  relembrando sua história marcada pela defesa incansável dos interesses médicos e pela busca constante pela qualidade na assistência à população.


O ano foi encerrado com comemorações conectadas ao  Dia do Médico  e o 2º Fórum +Saúde, consolidando o Simers como uma entidade comprometida com a valorização da Medicina e contribuindo ativamente para a melhoria da saúde pública ao longo de mais de nove décadas de sua existência.

Simers no Interior Gaúcho: Trilhando caminhos de conquistas para a categoria médica

Desde a criação do cargo de Diretor do Interior em 2019, o sindicato consolidou sua presença para mais de 450 cidades, constituindo-se como um fórum decisivo para a categoria médica gaúcha. Sob a gestão de Marcos Rovinski,  o Simers focou na interiorização . Em 2023, destacou-se na defesa contra ataques aos profissionais médicos, nomeando Delegado Sindical em Lagoa Vermelha, ampliando a atuação naquela região. As pautas relacionadas ao IPE Saúde oportunizaram uma série de Audiências Públicas em diversas cidades do RS, tais como Cachoeira do Sul, Erechim, Vacaria, Guaporé, Venâncio Aires, Passo Fundo e Porto Alegre.

RET_INTERIOR

Intervenções regionais foram cruciais, como em Santiago onde quatro médicos obstetras foram recredenciados liminarmente junto ao Grupo Hospitalar Santiago. Em Pelotas, médicos do Pronto Socorro, por intermédio do Simers, conquistaram reposição salarial de mais de 25%, a valer a partir de janeiro de 2024. Na Campanha, em Bagé, os médicos municipários conquistaram, após longas negociações entre Município e Simers, uma reposição importante em seus vencimentos. Vale ressaltar que a   valorização da carreira estatutária de Medicina  também foi uma importante bandeira do Simers ao longo do ano, com uma forte pressão sobre a Prefeitura de Porto Alegre, onde o Simers, por meio do Núcleo dos   Médicos Municipários , segue negociando uma recomposição salarial e de estrutura de carreira. A cidade de Santa Cruz do Sul também integra esse rol de cidades onde o Sindicato se fez presente e conquistou, de fato, melhorias nos Planos de Carreira dos Médicos.

Neste 2023, o Sindicato atuou forte contra ataques à categoria, como foi no caso de um vereador, que após ofensas aos médicos de Santo Ângelo, teve seu mandato cassado. Em Passo Fundo, também houve a defesa contra ataques proferidos por vereadores ao Corpo Clínico do Hospital Municipal Dr. César Santos (HBCS).

RetrospectivaSimers2023_Imagens

 

Fórum de decisões estratégicas

Com eventos que congregaram a visão médica, o Simers realizou o  2º Fórum +Saúde , no Hotel DeVille, em Porto Alegre, que se destacou como o ápice dos eventos do Simers. Com mais de 40 atividades e a presença de centenas de lideranças médicas, o encontro abordou temas vitais como a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e a alocação estratégica de médicos em áreas remotas. A palestra sobre o financiamento do sistema público de saúde foi notável.

RET_FORUMRET_FORUM2

Além desse evento, o Simers promoveu ações como o  Projeto Verão 2023  em Capão da Canoa, focado na conscientização sobre saúde mental. A entidade também participou ativamente do Programa de Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles e realizou o Encontro Nacional  "O que Queremos para a Educação Médica no Brasil" , em conjunto com a Federação Médica Brasileira (FMB). A presença em audiências públicas na Assembleia Legislativa, congressos e o apoio a iniciativas como o Health Alliance destacam o envolvimento abrangente do Simers em questões fundamentais da saúde pública.

RET_oque

Este conjunto de eventos consolida a posição do Simers como protagonista na promoção de discussões relevantes e inovações na área da saúde.

Atuação do Simers na defesa dos médicos credenciados ao IPE Saúde

Em 2023, o Simers defendeu os médicos gaúchos do  IPE Saúde  em negociações com os presidentes da autarquia que se sucederam. Com Paulo Afonso Oppermann, buscou-se a majoração de procedimentos e consultas. O chamado para paralisações e o licenciamento marcaram a resistência dos médicos.

Na Assembleia Legislativa, o Simers atuou pela aprovação do PLC 259/2023, mantendo em vista que as negociações com o IPE devem persistir até a adequação total dos valores pagos aos médicos. 

RET_IPESAUDEIPESaúde_Reajuste_Simers2023_feed

Campanhas de Conscientização do Simers: Defendendo a Medicina e os Médicos

O Simers repudiou o movimento antimanicomial (Resolução 487 do CNJ) e defendeu o Ato Médico na obstetrícia. A campanha  S.O.S Escolas Médicas  combateu a abertura de faculdades de Medicina, e a atuação na fronteira Brasil-Uruguai foi destacada em audiência pública.

SOS_escolasmedicas 



A campanha  S.O.S. Pediatria  abrangeu 30 municípios, e o projeto   Simers + Saúde , iniciado em Venâncio Aires, direcionou R$650 mil em emendas federais para demandas hospitalares.

O Simers reitera seu comprometimento inabalável com a defesa da Medicina, dos médicos e da qualidade do atendimento à população.

Relações Institucionais e ações sociais

Simers fortaleceu conexões e debates na área da saúde em eventos  como a Health Meeting – Business & Innovation, 1º Congresso Gaúcho da AMP, e parcerias com AMA (Associação Médica de Alegrete) e Ameplan (Associação Médica do Planalto). Participou ativamente em congressos e seminários, destacando-se na 30ª Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia e 30º Congresso das Santas Casas.

RET_MUTIRAO

Em ações solidárias, promoveu o   Mutirão do Bem  no Dia das Crianças, apoiou a região do Vale do Taquari após catástrofe natural, participou do  Imama Bike Day , prestigiou a cerimônia inaugural do Programa de Residentes do Hospital de Clínicas e, também, marcou presença na 46ª Expointer, evidenciando seu comprometimento com a comunidade e a promoção de causas sociais.

RET_IMAMA

 

Ações e Participações Nacionais do Simers: Defendendo os Direitos e Condições de Trabalho dos Médicos

O Simers, atuando nacionalmente, defende os médicos contra a precarização laboral, destacando a rápida pejotização e a falta de segurança funcional. Participou de reuniões com o ministro do Trabalho na Assembleia Legislativa do RS, onde foi apresentado o  Relatório Macrorregional de Precarização do Trabalho Médico no RS . Levou à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) a situação do Hospital Escola de Pelotas, onde abordou contratação de anestesistas e fechamento de programas de residência.

RET_MINS 
Junto ao Congresso Nacional, protocolou o  PL 2621/2022 , que propõe estender direitos trabalhistas da CLT a médicos que atuam por pessoa jurídica, com esforços em Brasília para sua tramitação. O Sindicato reitera seu compromisso com condições dignas de trabalho, segurança e valorização dos médicos em âmbito nacional.

Projetos de Lei e Atuação Legislativa do Simers: Defendendo a Saúde e os Direitos dos Médicos

O Simers destaca-se em sua atuação legislativa, defendendo os médicos e a saúde pública apoiando, por exemplo, o Projeto de Lei 6749/2016 que agrava as penas para quem pratica crimes contra médicos. Defendeu o  PL do Parto Seguro , replicando-o para várias cidades, e sendo aprovado em grandes polos regionais, tais como Venâncio Aires, Marau, Lajeado e Cruz Alta. Promoveu e ampliou debates acerca da crise financeira do Instituto de Cardiologia.

Prestigiou a reinstalação da  Frente Parlamentar das Santas Casas . Vem promovendo o evento Portas Abertas - Diálogos com a Política que reúne deputados e senadores para discutir demandas da categoria e temas como leitos psiquiátricos e a reforma do IPE Saúde. O Simers, por meio de sua atuação legislativa, busca melhorar as condições de trabalho e a qualidade dos serviços de saúde.

Simers +Saúde: Fortalecendo a Saúde Pública no Rio Grande do Sul

Simers +Saúde  é uma estratégia do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em três fases: elaboração de questionários para identificar demandas em saúde, tabulação e classificação dos resultados, e organização burocrática para envio de projetos.

Iniciado em 2023, o projeto já apresenta resultados concretos, como a destinação de R$ 650 mil em emendas para a compra de uma torre de videolaparoscopia no Hospital São Sebastião Mártir, evidenciando o compromisso do Simers com a saúde pública e as condições laborativas dos médicos.

Atuação dos Núcleos do Simers

O Simers desempenha um papel crucial por meio de seus Núcleos especializados. Com o  Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina , por exemplo, criou uma campanha de conscientização com o tema “Seu conto de fadas pode se tornar um pesadelo”, buscando informar dos riscos da realização de procedimentos estéticos invasivos, realizadas por não médicos, destacando as conquistas da Lei do Ato Médico.

RET_NUCLEOS1


Já com o  Núcleo de Medicina Legal e Medicina do Trabalho  buscou formar uma equipe de médicos peritos, enquanto com o  Núcleo de Pediatria  enfrentou os desafios na assistência pediátrica, lançando a campanha S.O.S. Pediatria. O
  Núcleo de Obstetrícia  destaca a importância da especialidade, alerta sobre a falta de leitos e cria contratos de exclusividade obstétrica inovadores.

Núcleo Acadêmico  lança o S. O. S. Escolas Médicas contestando a abertura desenfreada de faculdades de Medicina. A campanha resultou na suspensão do processo seletivo da Ulbra, que poderia resultar em quase 500 vagas de Medicina, sem condições ou campos de prática.

Núcleo de Psiquiatria , focado em pautas da especialidade, atuou em diversas frentes, principalmente na importância de se falar sobre suicídio, uso de drogas, depressão, além de difundir o grupo em diversos setores da sociedade, tais como escolas, forças de segurança e profissionais da Comunicação. Essas iniciativas demonstram o compromisso contínuo do Simers com a valorização da medicina, a qualidade do atendimento e o envolvimento social, consolidando sua posição como defensor ativo da saúde no Rio Grande do Sul.

RET_NUCLEOS2

 

Trote Solidário e Hub de Solidariedade

Trote Solidário comemorou 15 anos  de compromisso com a vida e contra a violência nas faculdades de Medicina no RS. Mobilizando mais de 21 mil acadêmicos, arrecadou mais de 408 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 816 mil pessoas. Além de doações em desastres naturais, a ação promoveu doação de sangue, medula óssea e livros para cursinhos populares. Reconhecido nacionalmente, transformou tradições acadêmicas, promovendo cidadania e contribuindo para causas humanitárias.

RET_TROTERET_NATAL

O Hub de Solidariedade do Simers, comprometido com a responsabilidade social, realizou ações notáveis em 2023. No Natal Solidário, destacou a importância da musicoterapia e doação de sangue. Em resposta à catástrofe natural no Vale do Taquari, o  Mutirão do Bem  mobilizou mais de 80 médicos, arrecadando 47.961,53kg de alimentos. Solicitou um grupo técnico permanente ao Governo do Estado e fortaleceu a assistência psiquiátrica em regiões afetadas.

RET_MUTIRAO2 

Jeito Simers de Ser: investindo no desenvolvimento e integração dos colaboradores

Em 2023, o Simers adotou o  Jeito Simers de Ser , investindo em treinamentos específicos, encontros regulares e desenvolvimento de lideranças para fortalecer suas equipes. Atividades integradas promoveram colaboração e relacionamentos positivos.

Essa abordagem reflete o compromisso da organização em cultivar um ambiente que valoriza o crescimento profissional e a cultura organizacional, essencial para enfrentar os desafios do setor da saúde.

0280_SIMERS 2023 - Gustavo Veiga Fotografia-280

 

solidariedade (1)

Promovendo a Valorização dos Médicos

Em 2024, continuaremos a lutar pela valorização merecida dos médicos, buscando reconhecimento adequado, melhores condições de trabalho e a implementação de políticas que respeitem e promovam o papel crucial desempenhado pelos profissionais de saúde.

inspiracao

Inspirando Futuras Gerações

Em 2024, comprometemo-nos a inspirar e apoiar as futuras gerações de médicos. Investiremos em programas educacionais e mentorias, garantindo que o legado da excelência médica do Rio Grande do Sul seja transmitido de maneira contínua e impactante.

futuro

Visão 2024: unidos, somos imparáveis.

Enquanto nos voltamos para o futuro, é com entusiasmo que traçamos nossas expectativas para 2024. Este ano promete ser uma continuação do nosso compromisso com a excelência médica e a defesa dos direitos da categoria.

equipe-medica

Formação médica em pauta

A luta pelas condições ideais da formação médica continuará sendo uma bandeira do Simers.